domingo, 12 de agosto de 2007

Morumbi

O percurso do domingo do "Dia dos Pais", 20,5 Km numa temperatura de 16ºC e que contaram com a presença de 115 bikers!

Um comentário:

aquiles disse...

Nas manhãs de domingo, mais que uma prazerosa pedalada, o que se pratica é um exercício de cidadania e uma declaração de amor à cidade de São Paulo.
MORUMBI: A versão mais aceita pelos dicionaristas é que esse nome vem do tupi-guarani (murundu-obi.) e significa "morro ou colina verde".
Na década de 50, quando as obras do estádio de futebol Cícero Pompeu de Toledo estavam no início, o bairro do Morumbi era apenas um grande matagal com algumas ruas, mas raras residências. Na época a região estava sendo loteada.
Em 1954, ano do IV Centenário da cidade de São Paulo foi lançada oficialmente a pedra fundamental da Universidade Conde Francisco Matarazzo. Para abrigá-la foi projetada uma suntuosa construção em uma grande área dos Matarazzo, no alto do Morumbi. Sua arquitetura, como não poderia deixar de ser, era italiana da década de 40 e de uma suntuosidade um tanto fascista.
Tal universidade jamais apareceu e assim o governador Ademar de Barros acabou negociando com os proprietários em troca das dívidas fiscais do grupo Matarazzo, o que acabou culminando com a transferência da sede do governo paulista para as colinas do Morumbi em 1970.
Antes de se instalar no Morumbi, a Sede do Governo era no Palácio dos Campos Elíseos, mas isso já é assunto de um próximo passeio pelo Centro de São Paulo. (Aquiles)