Acordamos cedo nesta terça-feira, dia 14, com um dia belíssimo em Corumbau. Uma das praias mais bonitas do Brasil. Pedalamos pela praia e, escaldados, contratamos um barco para atravessar o Rio Corumbau.
Entramos de bike na reserva dos Pataxós, pedalamos debaixo de um sol incrível até chegar ao Porto Boi. Depois, descemos o Rio Caraíva de voadeira enquanto as bikes vieram de carroça.
Dia tranqüilo. Tudo funcionou bem. Comemoramos no Boteco do Pará, em Caraíva, com caipirinha, cerveja, pastel de arraia, peixe frito e moqueca de robalo.
Vocês vão dizer que estamos viajando muito de barco - e comendo e bebendo demais.
Bem, é verdade.
terça-feira, 14 de outubro de 2008
Dia perfeito... vida boa
Emoção e bravura no Sul da Bahia
Baleia à vista! Em Cumuruxatiba, na segunda-feira, dia 13, atrasamos a saída e deixamos as bikes na pousada para ver o espetáculo das Jubartes. Valeu a pena: acompanhamos uma mamãe e o filhote por um bom tempo. Chegamos bem pertinho. Foi emocionante.
De tarde, partimos para Corumbau. O começo foi uma beleza. Paisagens de interior e de praia. Mas... ao chegar à foz do Rio Cahy, uma surpresa desagradável: a maré estava alta e a correnteza dava medo.
Esperamos por duas horas debaixo de chuva, com vento frio... e o rio descia devagarzinho. Já era noite quando resolvemos enfrentar o Cahy. As bicicletas foram transportadas uma a uma. Beco e Fábio foram os heróis da noite – eles nadaram muito até descobrir o lugar por onde seria possível atravessar.
Do outro lado, pedalamos forte, de noite e às vezes em areia fofa. Chegamos à pousada Jocotoka, em Corumbau, só às nove e meia. Cansados, mas vencedores.