segunda-feira, 1 de janeiro de 2001

Quem Somos

O Olavo Bikers é um grupo de ciclistas profissionais de alta performance. O desempenho é resultado de alimentação balanceada, preparo físico e dedicação total ao esporte. Verdade? Nada. Isso é tudo o que o Olavo Bikers não é de fato. Nós somos pessoas divertidas. Gostamos de conversar, de comer bem, de beber cerveja, contar piadas e, é claro, de pedalar.

O grupo, que quase sempre reúne mais de cem ciclistas em seus passeios de domingo em São Paulo, é bem sucedido exatamente pela informalidade e pela cordialidade. As regras são mínimas – se resumem, basicamente, em seguir o guia.

Nos passeios, conversamos o tempo todo. Ninguém sai com o Olavo Bikers para se preparar para o Tour de France. E no final, vamos tomar cerveja para repor as energias. Temos sempre muito que conversar porque as pessoas que saem no Olavo Bikers são variadas em idade, em profissões e interesses. Tem pais, filhos, maridos, mulheres, namorados.

O grupo se formou há cerca de 15 anos. Éramos poucos. Menos de dez pessoas que se encontraram casualmente nos passeios noturnos da nossa madrinha, a grande Renata Falzoni, fundadora e presidente do Night Biker´s Club. Éramos a turma do “fundão”, pessoas de mais idade, que não levavam muito a sério as regras dos guias da Renata. Eles estavam certos, mas a gente queria uma coisa mais informal. Aí nos despedimos da Renata com todas as honras e começamos a sair sozinhos nas terças-feiras à noite no Alto de Pinheiros. O ponto de encontro era a porta do prédio do Olavo.

O Olavo sempre foi o elemento de coesão do grupo. Daí o nosso nome.

Depois das pedaladas, íamos a uma pizzaria. Era bem divertido. Mas São Paulo mudou nos últimos anos. O trânsito piorou e nós passamos a sair de dia. No sábado passeamos de bike estradeira na Cidade Universitária. No domingo de manhã, saímos pela cidade a partir da loja FNAC, em Pinheiros. Uma vez por mês temos o nosso passeio por trilhas no interior de São Paulo. Um sobe e desce fenomenal em cenários lindos. E uma vez por ano, uma viagem internacional. No ano passado várias camisetas oficiais do Olavo Bikers foram vistas em roteiros europeus.

Nesta semana estaremos em Igaratá. Vai ser divertido como sempre. Espero apenas que no final a cerveja esteja gelada!

O grupo cresceu muito nos últimos tempos. Chegamos a sair com 283 bikes! Numa dessas vezes o Olavo olhou para aquela longa fila de bicicletas e disse para mim: “acho que criamos um monstro”. Mas, falou de brincadeira. Ele adora saber que é a alma de um grupo que se diverte em um ambiente fraternal, sem estresse.

Por tudo isso, por toda a informalidade do grupo, nosso slogan é: “Olavo Bikers, vai quem quer, volta quem pode”.