Uma empresa americana "bolou uma ideía genial: usar um dispositivo a laser para fazer uma ciclovia virtual. Leiam o texto da foto:
"Um pequeno “chega prá lá” de um motorista distraído é suficiente para intimidar o mais entusiasmado dos ciclistas que queira pedalar à noite. E o problema não é apenas de visibilidade, pois as luzes de segurança das bikes conseguem chamar a atenção dos motoristas. Essas luzes, no entanto, estão presas ao quadro e iluminam apenas uma fração do entorno da bicicleta.
A construção de ciclovias provou ser um método efetivo de proteção do ciclista em ruas congestionadas. Isso porque a ciclovia cria uma área de proteção que vai além do entorno próximo da bicicleta, proporcionando uma grande margem de segurança entre o carro e o ciclista.
Mas apenas uma pequena parte das ruas tem faixas exclusivas para bikes. E com um custo de US$5.000 a US$50.000 por milha, nós não podemos esperar encontrá-la em todos os lugares a curto prazo.
Assim, no lugar dos ciclistas se ajustarem a um mundo com poucas ciclovias, está na hora das ciclovias se ajustarem aos ciclistas.
Essa é a idéia que está por trás da LightLane. Nosso sistema projeta no chão uma ciclovia virtual claramente definida. É um laser que dá ao motorista de automóvel uma imagem de uma área delimitada que ele já se acostumou ver nas ruas e que ele tem de evitar.
Com uma maior margem de segurança, os ciclistas irão recuperar a confiança de pedalar à noite, fazendo da bicicleta um meio de transporte alternativo mais viável."
O problema, meus caros Olavos, é que a empresa ainda não fez o produto final. Está em fase de teste. O dispositivo deverá ser vendido por 50 USD.
Tonico Ferreira
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Muito bacana Tonico !
Gilda
Postar um comentário