A bicicleta, mais que saudável, ecologicamente correta e divertida, deve ser encarada, cada vez mais, como meio de transporte e para tanto, o ciclista deve conhecer e respeitar as leis do Código Nacional de Transito. Acredito que muitos dos “bikers” desrespeitam as leis simplesmente por ignora-las. Dessa forma, deixo aqui minha contribuição, reproduzindo os artigos de CNT, no que se refere ao uso de bicicletas. LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997. Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores. Parágrafo único. A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá autorizar a circulação de bicicletas no sentido contrário ao fluxo dos veículos automotores, desde que dotado o trecho com ciclofaixa. Art. 59. Desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, será permitida a circulação de bicicletas nos passeios. Art. 105. São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos pelo CONTRAN: VI - para as bicicletas, a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo. Art. 201. Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta: Infração - média; Penalidade - multa. Art. 255. Conduzir bicicleta em passeios onde não seja permitida a circulação desta, ou de forma agressiva, em desacordo com o disposto no parágrafo único do art. 59: Infração - média; Penalidade - multa; Medida administrativa: Rremoção da bicicleta, mediante recibo para o pagamento da multa. Boa pedalada a todos. Aquiles
segunda-feira, 11 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Esta sim, é uma contribuição produtiva e próativa.
Aqueles que "malham" os guias e nem tem a coragem de assinar o comentário e os que acham a camiseta cara, deviam simplesmente ir procurar algum outro grupo para pedalar.
Valeu Aquiles.
Abç. a todos os amigos,
Sergio Santoro.
Gostei muito da contribuição que o aquiles fez colocando um trecho do codigo de transito ao qual se refere as bikes no blog do olavo bikers, mas para que todos tenham consciencia deste texto importantissimo e que é de nossa obrigação saber,ai vai minha contribuição que nada mas é que uma ideia ????,O que vcs acham de na hora de pagar o carro de apoio r$ 2,00 recebemos aquele delicioso/saboroso/ apetitoso/inconfundivel Powergel de varios sabores colocar JUNTO santinhos com o texto do aquiles ou distribuir para que todos possam ler antes da saida , afinal conscientizar as pessoal faz muito bem,garanto a vcs que muita gente vai mudar o jeito de pedalar.Outro registro que gostaria de deixar é o que aconteceu a tres domingos atraz quando um lider destratou o AQUILES NA PARADA em frente ao joquei club ,quando o aquiles pediu que esperece um pouco mais pois havia muita gente p/traz,"que vergonha " o lider fez cara de deboche e falou ( isso não é problema meu e deu inicio a padalada sem esperar o fechamneto da turma).Gostaria de deixar bem claro que tanto eu ( luiz roberto) e (aquiles) alem de outros guias gostamos de ajudar na SEGURANÇA do grupo ORIENTANDO SINALIZANDO / E AJUDANDO A TODOS,é muito facil liderar um grupo sem se PREOCUPAR com a turma que esta atraz ,sera que não da para perceber que o lider depende dos guias para uma pedalada segura??? por isso SR ZÉ AUGUSTO/OLAVO/PIACCIA/OLAVINHO/TONICO,VOCES DEVERIAM COMO DE COSTUME FALAR BEM AUTO QUEM VAI SER O LIDER DA PEDALADA E TBM QUEM VAI SER OS GUIAS DE APOIO . OK
Postar um comentário